sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Dia Mundial das Zonas Húmidas celebrado nos Graminhais

No passado dia 1 de Fevereiro a SPEA, através do Centro Ambiental do Priolo e do Projeto LIFE+ Terras do Priolo, levou a cabo mais uma atividade “Conheça as Turfeiras” no Planalto dos Graminhais, no âmbito da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, com vista ao melhor conhecimento destes habitats. 

A adesão a esta iniciativa foi muito positiva, tendo contado com a presença de 26 participantes, e até mesmo as condições climatéricas neste dia foram as ideais permitindo uma visita que se alongou a toda a área de intervenções e zonas envolventes
.
Dado que este foi o primeiro contato de alguns participantes com este habitat natural, foi feita uma explicação sobre as características das turfeiras, sobre a sua importância e sobre as ameaças a que estão sujeitas. Mostraram-se ainda as profundas alterações realizadas pelo homem ao longo das últimas décadas que resultaram na quase extinção destes habitats de altitude na ilha de São Miguel, à semelhança do que se passou nas restantes ilhas do arquipélago.




De seguida, iniciou-se a visita aos 75 hectares intervencionados ao longo dos últimos 5 anos. Foram apresentadas várias intervenções realizadas no terreno, nomeadamente o trilho pedestre que percorre a área e permite o acesso ao Pico da Vara, a remoção de exóticas, os diques de retenção de água ao longo dos antigos acessos e valas de drenagem e a recuperação da vegetação através da inoculação de musgos do género Sphagnum spp.

Já no final do percurso, os visitantes tiveram a possibilidade de ver os trabalhos realizados pela ação de voluntariado realizada em setembro de 2013 e verificar a rápida recuperação destes locais resultado destes trabalhos. Esta foi sem dúvida um incentivo para todos os que participaram nesta ação e um incentivo para futuras iniciativas desta natureza.


Para terminar da melhor forma esta visita aos Graminhais, os visitantes tiveram a oportunidade de encontrar Tritões-de-Crista Triturus cristatus, um anfíbio ameaçado a nível europeu embora introduzido pelo homem nos Açores, numa das bacias de sedimentação instaladas ao longo do caminho. Os participantes foram ainda surpreendidos pelo voo furtivo de duas Marrequinhas Anas crecca que já adotaram esta área protegida como área de invernada.

Sem dúvida uma iniciativa a repetir! Deixando desde já o repto a todos os participantes a se associarem às várias iniciativas que a SPEA vai levar a cabo ao longo de 2014! 

Também no Corvo, a SPEA em colaboração com o Parque Natural celebrou este dia com uma visita ao Morro dos Homens o ponto mais alto da ilha localizado sob uma intensa turfeira. Ao chegar ao local e devido ao intenso nevoeiro a visita incidiu sobre as lagoas artificiais, importantes zonas húmidas criadas pelo Homem. A celebração deste dia teve a participação de 25 pessoas.

Saiba mais sobre as atividades planeadas pela SPEA Açores para 2014 em http://centropriolo.spea.pt/pt/atividades/.

Sem comentários:

Enviar um comentário