Na semana passada, dois técnicos da SPEA deslocaram-se à ilha do Pico para participar em duas atividades de grande relevância para a sensibilização ambiental nos Açores.
SPEA no “Mês da Ciência” da Escola da Madalena
Entre 20 e 22 de novembro de 2025, decorreu na EBS da Madalena do Pico mais uma edição da Feira de Ciência, integrada no Mês da Ciência da Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento.
A SPEA marcou presença com uma atividade dedicada às turfeiras dos Açores e ao seu crucial “efeito-esponja”, especialmente relevante num contexto de alterações climáticas. Sendo que neste momentos estamos a monitorizar uma área de turfeira no Planalto dos Graminhais, no âmbito do projeto Horizon Europe da União Europeia, SpongeBoost.
No conjunto dos dois dias, o evento contou com 910 participantes, entre comunidade escolar e público geral.
Fotos: Yasmin Redolosis
Apresentação do livro infantil sobre o Priolo
Paralelamente, e integrado no Azores Birdwatching & Arts Festival, a SPEA participou na apresentação do livro infantil “O conto de Jaime”, dedicado ao Priolo, uma espécie emblemática cuja conservação tem sido o ponto central do trabalho desenvolvido pela SPEA nos Açores.
Esta iniciativa permitiu reforçar a importância da educação ambiental desde a infância, aproximando o público mais jovem da biodiversidade única dos Açores.
Fotos: Terry Costa
A SPEA agradece aos organizadores de ambos os eventos bem como a todas as pessoas que participaram nas atividades.


Sem comentários:
Enviar um comentário