Em 2025, a SPEA Açores voltou a apostar no restauro de habitats e da vegetação natural dos Açores e na educação ambiental e sensibilização do público para a conservação da natureza e da avifauna do nosso arquipélago.
A ciência cidadã e o envolvimento de voluntários continuaram no centro da nossa missão: mobilizamos voluntários, escolas, empresas e comunidades locais para proteger o oceano, as florestas nativas e as aves que fazem dos Açores um lugar único.
Arregaçámos as mangas e fomos para as praias, molhámos os pés nas turfeiras e aventurámo-nos ainda mais para dentro da floresta Laurissilva. Continuámos a produzir plantas nativas, a criar e recuperar trilhos em áreas protegidas e a promover a observação e monitorização de aves, bem como o turismo sustentável nas Terras do Priolo.
Para perceber melhor o impacto deste trabalho, vale a pena olhar para os resultados de alguns dos projetos que a SPEA Açores implementa no arquipélago. Seguem-se alguns dos principais destaques de 2025:
INTERREG MAC CircularOcean: melhor gestão do lixo, mais praias saudáveis
No âmbito do projeto INTERREG MAC CircularOcean, a SPEA Açores reforçou o trabalho de sensibilização e ação contra o lixo marinho. Em 2025, foram organizadas 11 ações de voluntariado em praias, com 3 praias monitorizadas durante a época balnear. Foram realizadas ações de capacitação e um trabalho lado a lado com os municípios da Povoação e Vila Franca do Campo para uma melhor gestão das suas áreas balneares. Ao longo do ano, 239 voluntários participaram nestas iniciativas, contribuindo para limpar mais de 150 kgs de lixo e cerca de 4,3 hectares de praia.
Para além da recolha de lixo, estas ações permitiram falar com banhistas, comerciantes e comunidades locais sobre a importância de reduzir a produção de lixo, o problema do descarte inadequado das beatas de cigarro, melhorar a gestão de resíduos e reforçar a necessidade de termos uma verdadeira economia circular ligada ao mar.
Saiba mais sobre o projeto em https://spea.pt/projetos/circularocean/
SpongeBoost: restaurar “paisagens-esponja” e preparar o futuro
No SpongeBoost, a SPEA Açores trabalhou na restauração de turfeiras, a “paisagem-esponja” dos Açores, fundamental para reter água, reduzir o impacto de secas e cheias e apoiar a biodiversidade.
Ao longo de 2025, foram dinamizadas 3 ações de voluntariado e trabalhos de campo em áreas de turfeira degradadas, promovendo práticas de restauro que contribuem para a adaptação às alterações climáticas e para a proteção dos recursos hídricos e foram disseminados resultados e informação sobre o projecto num encontro internacional,
📎 Saiba mais sobre o projeto em https://www.spongeboost.eu/
LIFE IP Azores Natura: floresta nativa para o priolo
O projeto LIFE IP Azores Natura teve em 2025 um grande foco na recuperação de habitats nativos e na melhoria de acessos às áreas mais sensíveis.
Só em 2025 foram plantadas 31 539 plantas nativas e endémicas nos Açores, contribuindo para recuperar a vegetação natural e reforçar a resiliência dos ecossistemas do priolo. Desde 2021, no total do projeto, já foram 161 805 plantas colocadas no terreno.
Outra vertente importante do trabalho da SPEA Açores foi a requalificação de trilhos de acesso ao Pico da Vara, área de grande importância para a conservação do priolo e da floresta altitude. Em 2025, foram intervencionados cerca de 2 km de trilhos
– 1,1 km na zona dos Graminhais
– 600 m na Algarvia
– 250 m em Santo António
Foram ainda construídos aproximadamente 130 metros de novos passadiços, ajudando a concentrar o pisoteio, proteger o solo e a vegetação nativa e melhorar a segurança de quem visita a área.
Na base da recuperação da floresta natural dos Açores, encontramos os Viveiros de produção de plantas da SPEA Açores sem o qual o trabalho de restauro não seria possível. Até novembro de 2025, os viveiros apoiados pelo LIFE IP Azores Natura produziram 21 413 plantas, pertencentes a 27 espécies nativas, incluindo 2 espécies raras: Euphorbia stygiana e Angelica lignescens. Estas plantas são depois usadas na recuperação de áreas degradadas, ajudando a devolver à paisagem a sua vegetação original.
Saiba mais sobre o projeto https://www.lifeazoresnatura.eu/
LIFE Natura@Night: noites mais escuras para proteger aves marinhas
Com o LIFE Natura@Night, a SPEA Açores continuou a trabalhar para reduzir a poluição luminosa e o seu impacto nas aves marinhas e na biodiversidade noturna.
Em 2025, o foco continuou no esforço para dar a conhecer o que é a poluição luminosa e o que todos podemos fazer para a evitar, foram realizadas 28 atividades de sensibilização para escolas e comunidade em geral com mais de 2000 participantes.
Ainda neste ano, 65 pescadores estiveram envolvidos em ações de sensibilização, discutindo boas práticas de iluminação e formas de compatibilizar a atividade humana com a conservação das aves marinhas e espécies que sofrem mais os efeitos negativos desta ameaça silenciosa.
Foram ainda 26 alojamentos galardoados em 2025, em 5 ilhas do arquipélago, por adotarem medidas de iluminação mais amigas do ambiente, como redução da intensidade, horários mais adequados e instalação de luminárias menos impactantes para a fauna.
No terreno, o projeto continuou a monitorizar diversas colónias de aves marinhas como o cagarro tanto no Corvo como em São Miguel e a apoiar campanhas como a Campanha do SOS Cagarro, mobilizando perto de 200 voluntários e vários parceiros para resgatar cagarros juvenis desorientados pela luz artificial e sensibilizar para a necessidade de noites mais escuras e céus mais saudáveis, em São Miguel e Corvo.
🔎 Saiba mais em https://naturaatnight.spea.pt/galardoados-noite-com-vida/
Centro Ambiental do Priolo: educação ambiental no coração da Serra
O Centro Ambiental do Priolo voltou a ser, em 2025, um dos principais pontos de contacto entre o público e o trabalho de conservação da natureza pela SPEA Açores.
Ao longo do ano, o Centro recebeu 3 613 visitantes e contou com 9 224 participantes em atividades, desde visitas guiadas a ações de educação ambiental para escolas, famílias e grupos organizados. No total, foram realizadas 123 horas de atividades, levando a mensagem da conservação da floresta Laurissilva, do priolo e de outros valores naturais dos Açores a milhares de pessoas.
Ciência cidadã: milhafres, milhas percorridas e aves observadas
A participação de voluntários em projetos de ciência cidadã é um dos pilares do trabalho da SPEA Açores. Em 2025, várias iniciativas mostraram, mais uma vez, o papel fundamental de quem se disponibiliza para observar, contar e registar.
No Censo dos Milhafres/Mantas, participaram 121 voluntários individuais, que percorreram 2 399,17 km em diferentes pontos do arquipélago. No total, foram 354 milhafres observados, contribuindo para acompanhara evolução desta espécie emblemática dos Açores e apoiar a tomada de decisões de gestão.
Saiba mais em https://spea.pt/censos/censo-de-milhafres-mantas/
BirdRace Açores 2025: Aproximar a comunidade das aves
Em 2025, realizou-se a 12ª edição da BirdRace Açores, um fim de semana em que equipas de observadores tentam registar o maior número possível de espécies de aves, sempre com foco na sensibilização e no conhecimento da avifauna açoriana.
Nesta edição participaram 11 equipas, num total de 19 participantes, que observaram 64 espécies de aves. Para além do desafio e do convívio, a BirdRace ajuda a melhorar o conhecimento sobre a espécies residentes, migradoras e acidentais no arquipélago integrando a iniciativa internacional Eurobirdwatch
Saiba mais em https://eurobirdwatch.eu/
Um ano de trabalho em equipa – e o que vem a seguir
O balanço de 2025 mostra um ano cheio de ação, conhecimento e partilha. Das praias às turfeiras, das florestas de altitude às noites iluminadas, dos trilhos de montanha aos centros de educação ambiental, o trabalho da SPEA Açores só é possível graças a quem se envolve: voluntários, parceiros, escolas, empresas, autarquias e muitas outras pessoas que escolheram dedicar parte do seu tempo à natureza.
"Se tivesse de resumir 2025 numa frase seria : um ano em cheio! O ano de 2025, foi mais um ano de trabalho conjunto, em que cada pessoa que colaborou com a SPEA fez a diferença. " coordenadora da SPEA Açores Azucena de la Cruz
Em 2026, o desafio continua: restaurar mais habitats, envolver mais pessoas, reduzir mais ameaças e criar mais oportunidades para conhecer e proteger a biodiversidade dos Açores.
Se se preocupa com o futuro do arquipélago, pode acompanhar as novidades da SPEA Açores, participar em ações de voluntariado, visitar o Centro Ambiental do Priolo ou apoiar os projetos em curso. Juntos, podemos garantir que os Açores continuam a ser um refúgio para a natureza – e para todos nós. 🌿
Mantenha-se informado , inscreva -se na nossa newsletter
.jpg)





Sem comentários:
Enviar um comentário