De 1 de dezembro a 31 de janeiro, arranca uma nova época do Projeto Arenaria, o censo nacional de aves costeiras invernantes, que conta com a participação de voluntários ao longo de toda a costa portuguesa – incluindo, claro, as ilhas dos Açores.
Trata-se de um projeto de ciência cidadã que, desde 2009/10, reúne investigadores e voluntários para monitorizar a distribuição e abundância das aves costeiras nas praias e costas de Portugal.
Ano após ano, as contagens permitem perceber como evoluem as populações de espécies que usam a nossa orla costeira no inverno e sensibilizar para a importância de conservar estes ecossistemas.
Entre as espécies mais frequentemente registadas estão o pilrito-das-praias, a rola-do-mar e o borrelho-de-coleira-interrompida, aves limícolas que percorrem milhares de quilómetros para passar o inverno nas nossas costas e que dependem das zonas entre marés para se alimentar.
Nos Açores, o objectivo é cobrir o máximo possível de troços costeiros, desde arribas rochosas a zonas arenosas e mistos, contribuindo para um quadro nacional e atlântico mais completo.
Assim podemos acompanhar tendências populacionais de aves costeiras e marinhas; identificar áreas mais sensíveis à perturbação, poluição e alterações do uso do litoral e apoiar medidas de conservação e ordenamento da orla costeira.
Para esta contagem é recomendável ter alguma experiência na identificação de aves costeiras, mas quem está a começar pode participar em articulação com observadores mais experientes ou após formação – precisamente o objetivo do webinar que estamos a organizar nos Açores.
🎥 Webinar Projeto Arenaria: Censos de Aves Costeiras nos Açores
📅 28 de novembro de 2025
🕡 18h30 (Hora dos Açores)
📍 Online (Zoom)
💰 Participação gratuita
As inscrições no WEBINAR são feitas através do formulário online




Sem comentários:
Enviar um comentário