quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Mudanças na iluminação pública para proteger a Biodiversidade na ilha Graciosa

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa inaugurou, no dia 16 de Agosto, uma iniciativa pioneira nos Açores, uma área-piloto de iluminação pública biodinâmica no Carapacho.

Foto: Yasmin Redolosis

A SPEA e a Câmara Municipal de Santa Cruz de Graciosa têm vindo a desenvolver uma série de ações conjuntas, desde 2022, no âmbito do projeto LIFE Natura@night. Destacando a criação do primeiro 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐜𝐭𝐨𝐫 𝐝𝐞 𝐢𝐥𝐮𝐦𝐢𝐧𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 (𝐏𝐃𝐈𝐏) e implementação de várias 𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐩𝐢𝐥𝐨𝐭𝐨 com o objetivo de dar a conhecer a problemática da poluição luminosa à população e reduzir o seu impacto em espécies e ecossistemas, bem como no próprio ser humano.

Com o apoio da Electricidade dos Açores, a Câmara Municipal da Graciosa colocou um total de 32 luminárias, equipadas com tecnologia biodinâmica (sistema BSC Biodynamic Spectrum Control), que permite alterar a temperatura da cor e intensidade adaptando segundo as necessidades da população e uso sustentável da mesma. Neste caso, esta nova iluminação poderá ser programada para apresentar uma cor de luz mais branca ao início da noite (~3000K), tornando-se mais “quente” (amarela) ao longo da noite (~1800K) e também poderá reduzir a intensidade da mesma ao longo da noite. Deste modo, o impacto da iluminação artificial na biodiversidade e nas pessoas será reduzido, permitindo também poupanças de energia significativas. 

Foto Mudança de luz 
Foto: RTP Açores

Para celebrar este compromisso, foi inaugurada também a primeira mesa interpretativa com informação alusiva ao projeto LIFE Natura@night dos Açores no Miradouro do Torreão do Carapacho, próximo da área piloto, onde foi possível apreciar a iluminação biodinâmica instalada.

Foto: Yasmin Redolosis

Para além de Santa Cruz de Graciosa, mais nove municípios da Macarónesia estão unidos para combater a poluição luminosa. No momento, ações como estas estão a ser replicadas nos Açores (Graciosa e Corvo), duas em Canárias e cinco na Madeira. 

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que instalou as primeiras luminárias com estas características dos Açores, pretende ser um exemplo para outros municípios da Região de que é possível garantir a visibilidade e segurança das pessoas, ao mesmo tempo que se protege o ambiente e a biodiversidade e ainda se poupa energia.

Juntos, podemos proteger a noite e preservar o céu noturno!

C:\Users\yass_\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\Vista desde o Farol do Carapacho_ Yasmin Redolosis..jpgFoto: Yasmin Redolosis.

O projeto LIFE Natura@night procura mitigar a poluição luminosa e os seus efeitos na biodiversidade noturna. A alteração da iluminação pública nos municípios parceiros do projeto, são medidas de minimização efetivas a serem aplicadas durante o ano 2024.

Mais informação em www.naturaatnight.spea.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário