Já foram finalizadas as ações de monitorização dos efeitos da alteração da iluminação pública nos morcegos e insetos noturnos, da zona do Carapacho, na ilha Graciosa. Estas seguiram a mesma metodologia BACI (Before-After Control-Impact) replicando ações semelhantes no arquipélago da Madeira e das Canárias. Esta ação está integrada no projeto LIFE Natura@night, e contou com a participação do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-Ram (IFCN), que com o apoio de diversas entidades (SPEA, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e EDA), implementou esta ação e procederá à análise e obtenção dos resultados comparativos das alterações realizadas em todos os municípios parceiros do projeto nos arquipélagos dos Açores, Madeira, e as Canárias.
Foto: Azucena de la Cruz
A finalidade desta ação foi avaliar a diversidade, abundância e atividade de morcegos e insetos, antes e depois das alterações da iluminação, em dois locais com características similares (nomeadamente a zona de alteração e a zona de controlo). O estudo anterior à mudança de iluminação pública foi realizado no final de mês de julho e o estudo posterior à mudança de luz na segunda semana de agosto. Adicionalmente foram efetuadas medições com o luxímetro e recolha de outros parâmetros ambientais.
Cada monitorização teve uma duração de 5 noites consecutivas, próximas à lua nova (quando a percentagem de luz da lua é mais baixa), onde foram recolhidos dados sobre os grupos de estudo deste projeto. Por exemplo, para cada segmento, os espécimes de insetos foram recolhidos em 3 armadilhas (construídas para o efeito no viveiro da SPEA Açores), colocados o mais próximo possível da lâmpada da luminária. No que respeita aos morcegos, a recolha de dados bioacústicos foi feita com um mínimo de 2 gravadores por segmento (Audiomoths).
Atualmente, estamos a processar os dados acústicos e a analisar as amostras. Fique atento aos resultados! Com esses, será possível comparar as duas zonas de estudo e nos dois momentos (antes e depois mudança de iluminação pública), e avaliar o impacto ou benefício da intervenção nos mencionados grupos de estudo.
A SPEA agradece a todas as pessoas que participaram nestas semanas de preparação e execução do trabalho.
Para desenvolver esta ação, contamos com o apoio da EDA, da CMSCG e do IFCN.
Mais informação em www.naturaatnight.spea.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário