quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Açores recebem pela primeira vez a exposição “Por Uma Noite Com Mais Vida”

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) inaugurou, no passado dia 13 de setembro, a exposição “Por uma Noite com Mais Vida”, que está patente no núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.

Esta exposição, criada no âmbito do projeto LIFE Natura@Night,  conta com o apoio do Museu Carlos Machado e tem como objetivo principal promover o conhecimento sobre a ameaça da poluição luminosa e os seus impactes na biodiversidade noturna e na saúde humana em geral. Pretende-se alertar a comunidade para o problema e divulgar o trabalho que está a ser realizado nos Açores pelos vários parceiros deste projeto que tem ações a decorrer em toda a Macaronésia.


Foto: Sandra Bairos

Citando a coordenadora da SPEA Açores, Azucena de la Cruz, “é fundamental falar sobre esta temática que nos afeta a todos e da qual podemos ser parte da solução. A poluição luminosa afeta espécies e grupos de animais que associamos à noite, tais como as aves marinhas, insetos, morcegos, entre outros, mas também afeta os humanos, tanto a nível financeiro, devido ao desperdício existente, mas também a própria qualidade de vida. Com esta exposição vamos chegar mais longe na divulgação tanto dos impactos mas também das soluções de mitigação.”

Foto: Sandra Bairos

“Por uma noite com mais vida” pode ser visitada de terça a domingo das 10h às 18h, integrada no circuito expositivo do núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado nos próximos meses. A SPEA sugere também a visita à instalação sonora Cagarros “Assembly - A jangada” da artista Ellie Ga, criada com o apoio do Museu Carlos Machado, e que complementa a visita a esta exposição.

A SPEA agradece a colaboração e apoio do Museu Carlos Machado na produção e divulgação desta que será mais uma ferramenta de educação ambiental do Projeto LIFE Natura@Night que, nos Açores, conta com a Direção Regional das Políticas do Mar, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e a Câmara Municipal do Corvo como parceiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário