quinta-feira, 20 de abril de 2023

SPEA instala sensor para monitorização em linha de água

No seguimento da instalação dos sensores de monitorização da temperatura e nível de água na turfeira, a SPEA instalou esta semana um sensor para monitorização de uma secção superior de uma ribeira nos Graminhais. O sensor em questão registará dados horários de nível e velocidade de água na ribeira permitindo, assim, o cálculo de caudal (fluxo de água) nesta ribeira.



O sensor recentemente instalado, forma junto com os demais, um sistema de monitorização completo em que poderá ser acompanhada as dinâmicas hidrológicas da turfeira desde dados de pluviometria, a acumulação e ritmo de drenagem na turfeira e o cálculo de massa de água resultante na ribeira que tem a sua origem neste ecossistema. Neste momento o sistema está a recolher dados que constituem o período pré-intervenção do restauro ecológico previsto nos Graminhais.

A monitorização faz parte do trabalho levado a cabo pela SPEA no âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura, que acompanha os resultados do trabalho de restauro de habitats prioritários e linhas de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário