quinta-feira, 20 de abril de 2023

SPEA Açores participa nos trabalhos de monitorização de morcegos na ilha de Graciosa

A época de campo do projeto LIFE Natura@night, que estuda os morcegos presentes na ilha de Graciosa, realizou-se de 3 a 10 de abril. As técnicas envolvidas nesta ação que passaram a Páscoa com os morcegos foram Eva Nóbrega (IFCN), Sara Nunes (CIBIO) e Yasmin Redolosis (SPEA Açores).

O trabalho de campo foi dividido em duas ações com o objetivo de caracterizar e identificar as espécies de morcegos presentes na ilha de Graciosa.

   Pipistrellus Madeirensis
     Foto: Ricardo Rocha 

                                                           Nyctallus azoreum 
 Foto: Christian Dietz

Na primeira ação foi realizado um estudo acústico dos morcegos onde foram usados dispositivos de escuta (Audiomoths). Estes dispositivos foram programados para gravar durante 24 horas e foram instalados para o estudo da população de morcegos na Graciosa, com especial atenção às áreas onde foram efetuadas as capturas (Rede Natura 2000).



Para além desta atividade, foram realizadas um total de 3 noites de captura instalando redes de captura de morcegos. As áreas escolhidas foram áreas da rede Natura 2000: o Farol de Carapacho, Ilhéu de Baixo, Restinga – SIC/ZPE, na Ponta Branca - SIG e uma última na Caldeira da Graciosa (MNR).


Entre os trabalhos realizados, destacamos também as atividades de educação ambiental realizadas na ilha branca. Uma primeira no ATL de Santa Cruz de Graciosa, com crianças entre 6-10 anos com o intuito de sensibilizar as crianças para a importância dos morcegos. A outra atividade de educação ambiental foi realizada ao ar livre com redes de capturas onde se demonstrou de que forma é efetuado o trabalho de campo e a captura de morcegos.

Queremos agradecer a Câmara Municipal de Santa Cruz de Graciosa e a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas da ilha de Graciosa pelo apoio recebido. 

Saiba mais em: www.naturaatnight.spea.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário