quarta-feira, 19 de abril de 2023

Mais de 1200 kms percorridos a contar milhafres nos Açores

O Censo de Milhafres/Mantas 2023 decorreu no fim-de-semana de 1 e 2 de abril, simultaneamente, nos Açores e Madeira. Coordenado, anualmente, pela SPEA desde 2006, numa iniciativa de Ciência Cidadã, este censo tem como objetivo envolver o público em geral num projeto científico e obter assim mais dados sobre as populações de milhafres - Buteo buteo rothschildi, e mantas - Buteo buteo harterti, existentes em ambos os arquipélagos. Nos Açores, a espécie pode ser encontrada em 7 ilhas do arquipélago e sendo a única ave de rapina diurna residente é de fácil identificação. 

Este censo depende inteiramente da participação de voluntários que já ultrapassaram mais de 2500 desde o seu início. Continuamos a observar a participação interessada de voluntários que colaboram com a SPEA neste censo há vários anos e, em 2023, 52 voluntários fizeram o censo pela primeira vez. A angariação de novos voluntários, também, era um dos objetivos fixados pela SPEA para este censo que foi cumprida. 

Foto ©Andreia Amaral

Nos Açores, em 2023, participaram 91 voluntários individuais com um esforço de 176 voluntários que realizaram 73 percursos com um total de 1290,72 kms.  Na prática, vários voluntários que realizaram mais do que um percurso, havendo mesmo grupos de voluntários que realizaram até 4 percursos diferentes. 

Ainda decorre a entrega das fichas, no entanto, já se receberam mais de 90% das fichas pelo que em breve poderemos contar com toda a informação recolhida para a realização da análise destes dados e assim saber quantos milhafres existem nos Açores.
Fotos de Voluntários 2023: Em cima : São Miguel , Mafalda Vicente e André Dias. A meio em cima: Tânia Pipa e família. Em baixo: à esquerda Andreia e Ariana Amaral. Em Baixo à direita: Grupo Erasmus Santa Maria e Parque Natural de Ilha de Santa Maria

As condições meteorológicas não ajudaram em algumas ilhas com zonas de nevoeiro e pouca visibilidade e vários voluntários por iniciativa própria repetiram percursos. Em 2023, tivemos a colaboração de várias entidades que contribuíram para o sucesso deste censo em ilhas em que havia menor cobertura. Este foi o caso do Parque Natural de Ilha de Santa Maria, Parque Natural de Ilha de Terceira, Parque Natural de Ilha de São Jorge, Parque Natural de Ilha de Graciosa, Parque Natural de Ilha de Pico e Parque Natural de Ilha de Faial. 

Só com a participação será possível saber quantos milhafres existem nos Açores e a SPEA agradece a participação de todos e dos seus esforços. 

Saiba os resultados de anos anteriores em https://spea.pt/censos/censo-de-milhafres-mantas/

Sem comentários:

Enviar um comentário