quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Inventário de lepidópteros noturnos na Graciosa

As nossas colegas da SPEA Açores, Alba e Yasmin, estiveram recentemente a fazer trabalho de campo na maravilhosa ilha branca, a ilha da Graciosa.

Foto: Yasmin Redolosis

Foto: Pedro Raposo

Os trabalhos foram realizados de 18 de Julho a 5 de Agosto e tiveram o apoio do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da Graciosa e da Câmara Municipal de Santa Cruz de Graciosa.

Foto: Yasmin Redolosis

Em que consistiu este trabalho? Foram feitos um total de 14 pontos de amostragem para realizar um inventário das comunidades de insetos noturnos da rede Natura 2000 nesta ilha, como parte do projeto LIFE Natura@night.

Foto: Alba Villarroya

Em todas as noites em que foram feitas as amostragens, das 21:00 às 13:00 e de preferência durante o período de lua nova, foram usadas duas metodologias recomendadas pelo Prof. Virgilio Vieira, especialista em lepidópteros (principal ordem de insetos estudados neste projeto), nomeadamente a utilização de uma armadilha luminosa (FOTO_1) e o winerope para atrair espécies endémicas. (FOTO_2).



Fotos: Yasmin Redolosis

Atualmente, no laboratório de Santo António de Nordestinho, estamos a fazer triagem e a identificar as espécies a partir das amostras e a preparar a montagem de alguns indivíduos em coleções entomológicas.

O projecto LIFE Natura@night visa reduzir a poluição luminosa nas áreas protegidas dos arquipélagos da Macaronésia. Ao trabalhar com as autoridades locais, os pescadores e a comunidade para reduzir a poluição luminosa, estaremos também a implementar uma iluminação mais eficiente, contribuindo para uma melhor gestão de recursos e combate às alterações climáticas.

Se quiser saber mais sobre este projecto: https://naturaatnight.spea.pt/

                                                              "Por uma noite com mais vida".

Foto: Alba Villarroya


Sem comentários:

Enviar um comentário