quinta-feira, 11 de agosto de 2022

CAGARROS EM DESTAQUE NO FESTIVAL WALK&TALK

 Na passada semana, a SPEA foi convidada pela artista Ellie Ga a participar na sua performance “Cagarros Assembly”, integrada no Festival de Artes dos Açores Walk&Talk. Durante as suas sessões artísticas, Ellie convidou o público a acompanhá-la até à Rocha da Relva, após o pôr-do-sol, para assistir à chegada dos cagarros aos ninhos e escutar o espetáculo sonoro das suas vocalizações – “a banda sonora dos Açores”, como nos descreve a artista. Enquanto fechamos os olhos para escutar, Ellie vai-nos contando a história de vida dos cagarros, as extraordinárias viagens que embarcam, e as dificuldades que enfrentam, focando-se no problema da poluição luminosa.


Contando com a presença da SPEA e da ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, a artista vai colocando ao longo da sessão questões científicas sobre a espécie, mas também sobre a perceção daqueles que não conseguem ver num mundo extremamente visual, num paralelismo com os desafios que os cagarros juvenis enfrentam. Em Outubro/Novembro, os cagarros juvenis abandonam os ninhos e devido à sua inexperiência e sensibilidade à luz, ficam encadeados com o excesso de luz artificial das ruas e dos edifícios, desorientando-se e acabando por cair em terra, vulneráveis à predação ou atropelamentos.

Integrado neste projeto, a artista apresentou ainda um pequeno filme, retratando a sua experiência pessoal na Campanha SOS Cagarro em diferentes ilhas, incluindo parte do trabalho da SPEA com voluntários em Vila Franca do Campo, durante o resgate dos cagarros juvenis desorientados em terra, para que estes possam ser recuperados e libertados para regressarem ao mar em segurança.

Se tem interesse em participar connosco na próxima Campanha SOS Cagarro em Vila Franca do Campo, contacte-nos!

Desligue uma luz, salve uma ave marinha!

Sem comentários:

Enviar um comentário