quinta-feira, 14 de julho de 2022

SPEA realizou quarta edição do Atlas do Priolo

Entre os dias 27 de junho a 1 de julho, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) realizou o IV Atlas do Priolo nos concelhos do Nordeste e Povoação, mais propriamente na Zona de  Proteção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme e área envolvente. Este projeto de ciência cidadã ocorre a cada quatro anos e estava programado para o ano de 2020, mas foi adiado nos últimos dois anos devido à crise pandémica.

O Atlas do Priolo é um projeto pioneiro que foi realizado pela primeira vez em 2008, sendo essencial para acompanhar a evolução da população de priolos, obtendo informação fundamental sobre a população desta espécie para a planificação das medidas necessárias para a sua conservação. A sua realização envolveu a participação de 50 voluntários, provenientes da Região Autónoma dos Açores (14), Portugal continental (21) e de Espanha (15).

Nos dias anteriores ao censo, os voluntários participaram em formações teóricas e práticas sobre o Priolo e avifauna da Região, flora e habitats, para além da metodologias do censo, de forma a permitir a participação de todos os interessados independentemente de sua experiência na observação de aves. O único pré-requisito para a participação no IV Atlas do Priolo é o gosto pelas atividades na natureza e a satisfação em poder participar na conservação desta espécie em perigo.


Com a ajuda deste voluntários obteve-se registos em toda a área de distribuição desta espécie em apenas uma manhã de forma a conseguir uma "fotografia" da população mundial de priolos, visto que esta espécie em todo o Mundo só existe nesta área. Os dados serão analisados para atualizar o tamanho populacional desta espécie e o tamanho de sua área de distribuição.

O nosso muito obrigada a todos os que participaram neste edição do Atlas!




Sem comentários:

Enviar um comentário