quinta-feira, 14 de julho de 2022

Técnicos da SPEA em formação sobre lepidópteros noturnos

Esta semana alguns dos nossos técnicos da SPEA Açores, juntamente com duas colegas da SPEA Madeira, tiveram a oportunidade de frequentar uma formação teórico-prática com o Prof. Virgílio Vieira, especialista nesta ordem de insetos. A formação enquadra-se nas ações do projeto LIFE Natura@night que tem como objetivo reduzir o impacto da poluição luminosa na biodiversidade da Macaronésia.

A formação decorreu de segunda-feira, dia 11, a quarta-feira, dia 13 de julho na ilha de São Miguel. No primeiro, dia viram as coleções naturalistas do Museu Carlos Machado e a sua importância para a investigação.

 

Essa mesma noite puseram em prática a captura de insetos com armadilhas luminosas.




No segundo dia, a formação foi baseado na parte teórica, onde o Professor Virgílio Vieira explicou mais especificamente a biologia das borboletas noturnas, e os nossos técnicos puderam definir a metodologia a seguir no trabalho de campo no âmbito do projeto Natura@Night "Por uma noite com mais vida".


Já na quarta-feira, último dia da formação, antes de fazer formação prática no laboratório sobre a montagem de lepidópteros para a realização de uma coleção entomológica, foi realizada uma visita aos viveiros da SPEA Açores e explicámos algumas das ações realizadas no projeto LIFE IP AZORES NATURA.




Como toque final, foram visitar o Centro Ambiental do Priolo para saber mais sobre as formas de conservação desta ave endémica de São Miguel.

Sem comentários:

Enviar um comentário