quinta-feira, 2 de junho de 2022

Novo projeto LIFE Natura@night na Graciosa: “Por uma noite com mais vida!”

Na passada quinta-feira, dia 25 de maio, ocorreu o lançamento do novo projeto de conservação na Macaronésia LIFE Natura@night coordenado pela SPEA Madeira. A  sessão regional decorreu na Graciosa e contou com a presença dos parceiros regionais, Direção Regional das Políticas Marítimas, SPEA e da Câmara de Santa Cruz da Graciosa, parceiro responsável por implementar o primeiro Plano de Diretor Municipal de iluminação pública nos Açores e ainda de diversas entidades públicas. 

Sessão pública de apresentação do Projeto LIFE Natura@night

O projeto LIFE Natura@night pretente avaliar e mitigar os efeitos negativos da poluição luminosa na biodiversidade noturna, principalmente nas aves marinhas, nos morcegos, mariposas e traças, com especial relevância nas espécies endémicas, como o emblemático painho-de-Monteiro nos Açores. E sensibilizar para o efeito desta ameaça na população humana.

SPEA Açores apresenta o projeto


Na Graciosa, o LIFE Natura@night pretende ainda reduzir os impactos da iluminação pública e contribuir para a melhoria da sua eficiência energética, através da criação de uma área-piloto pioneira de adaptação da iluminação pública, seguindo o testado na Ilha do Corvo. O lançamento do projeto contou ainda com uma visita ao terreno por parte dos parceiros para visitar alguns destes locais críticos de poluição luminosa e avaliar a sua iluminação pública, de forma a escolher a área-piloto. 


Luminária não adequada observada na saída de campo 

Um vez que, as alterações na iluminação pública só terão efeito, com a integração e sensibilização da comunidade foi realizada uma atividade para a observação do céu noturno com telescópio, proporcionada pelo Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA). Despertando sentidos e consciências para uma noite natural.

Observação de estrelas com o OASA 


A Graciosa à semelhança da ilha do Corvo, onde a mitigação da poluição luminosa e melhoria da eficiência energética já foi testada sendo, o primeiro Laboratório de poluição luminosa nos Açores,  transformar-se-á, assim num grande laboratório vivo de poluição luminosa, contando com a envolvência ativa e imprescindível da comunidade graciosense, “por uma noite com mais vida!”.


Sem comentários:

Enviar um comentário