quinta-feira, 9 de junho de 2022

Prémios Espirito Verde reconhecem trabalho da SPEA e parceiros nos Açores

O projeto LIFE Terras do Priolo e o Censo de Milhafres foram reconhecidos nos Prémios Espirito Verde dos Açores. Também a comunidade do Corvo e o Engenheiro Luís Monteiro foram premiados nesta edição pelo seu importante contributo para a conservação das aves marinhas.

No passado dia 5 de junho celebrou-se no Teatro Micaelense a gala de entrega dos Prémios Espirito Verde. Estes prémios outorgados pela Direção Regional das Alterações Climáticas reconhecem iniciativas que contribuem para melhorar o ambiente da região. Este ano, e após a paragem devido à pandemia, foram entregues os prémios referentes a 2019, 2020 e 2021.

O nosso projeto LIFE Terras do Priolo recebeu o prémio na categoria "Recursos Naturais e Qualidade Ambiental" - um reconhecimento do impacto positivo deste projeto, que concluiu em junho de 2019 e contribuiu para o restauro ecológico da floresta Laurissilva dos Açores, habitat do priolo, e para o desenvolvimento de técnicas de restauro da biodiversidade açoriana, assim como para a sua divulgação e o envolvimento da comunidade na conservação de uma ave que é já um símbolo do território - o priolo.

O Censo de Milhafres, que em 2021 cumpriu a sua 15ª edição, recebeu a Menção Honrosa na categoria "Educação, Comunicação e Voluntariado" do ano 2019. Este censo, que decorre desde 2006, tem envolvido cidadãos de todas as ilhas do arquipélago onde esta ave ocorre para colaborarem na contagem da única rapina diurna e símbolo também da Região Autónoma dos Açores.  Esta premio não teria sido possível sem a colaboração dos 2391 voluntários que ao longo dos anos dedicaram o seu tempo para nos ajudar nesta contagem.

A SPEA gostaria ainda de dar os parabéns ao Município do Corvo, que recebeu o prémio na categoria de "Personalidade ou Instituição", e à família do Engenheiro Luís Monteiro, agraciado também com este prémio a título póstumo pelo seu contributo para a conservação das aves marinhas, que tem servido de inspiração e ao trabalho que a SPEA desenvolve nesta área.

Prémio ao Eng. Luís Monteiro

Prémio ao Município do Corvo

Finalmente, a SPEA felicita a todos os premiados, porque é com o contributo de todos que poderemos avançar para uma região com um ambiente mais saudável para todos os que aqui habitamos.


Sem comentários:

Enviar um comentário