quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Visitantes do CAP registam primeiros priolos juvenis em agosto

O priolo, ave endémica da zona este da ilha de São Miguel, é uma espécie de ave que foi em tempos um dos passeriformes mais ameaçados da Europa.  Por este motivo o seu sucesso reprodutor é monitorizado anualmente pela SPEA no âmbito das ações do projeto LIFE IP Azores Natura

O priolo inicia a sua época de reprodução a meados do mês de junho até finais de agosto, sendo esta uma altura favorável à observação de casais de priolos adultos. Os primeiros juvenis de priolo (facilmente identificáveis, pois têm a cabeça castanha e não preta como os adultos) surgem a voar com os adultos em meados de Julho, sendo mais frequentemente observados ao longo do mês de agosto e setembro pelos visitantes das Terras do Priolo (Concelhos do Nordeste e Povoação). Fazem com frequência a delicia de quem os observa e são um testemunho importante do sucesso reprodutor da espécie.

O Centro Ambiental do Priolo, aberto ao público de terça a sábado nos meses de verão,  mantém um registo anual regular de observações de priolo, compiladas pelos seus visitantes no Mapa de Observações de Priolo


Imagem 1 e 2 - Priolo Juvenil registado no dia 19 de agosto por Gonçalo Viana, na RFR da Cancela do Cinzeiro.

É com grande entusiamo que informamos que os primeiros registos de priolos juvenis pelos visitantes do Centro Ambiental do Priolo para o Mapa de Avistamentos de Juvenis de Priolo foram realizados em agosto. A primeira observação de priolos juvenis foi a 3 de agosto por Ai Kimoto (embora sem registo fotográfico) na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro. O primeiro registo fotográfico de juvenis foi efetuado mais tarde a 19 de Agosto por Gonçalo Viana, uma fotógrafo amador com grande interesse na observação de aves que visitou os Açores à descoberta da sua Avifauna e que após uma visita ao Centro Ambiental do Priolo teve a oportunidade de observar vários priolos, entre eles um juvenil. 

A SPEA agradece a partilha e convida a todos a partilhar as suas observações de priolo através do preenchimento do formulário.

Sem comentários:

Enviar um comentário