quinta-feira, 12 de agosto de 2021

SPEA organiza atividade "Da semente à planta" em parceria com o Expolab

A SPEA, em parceria com o Expolab, realizou no passado dia 23 de julho a atividade "Da semente à Planta" com o grupo do Clube de Ciências do Expolab (ATL São Pedro).

Participaram nesta atividade um grupo de 8 crianças com idades compreendidas entre os 3 aos 12 anos do Clube de Ciências de S. Pedro.

A atividade teve inicio com uma visita ao nosso pequeno laboratório onde lhes foi explicado a dificuldade de recolha e tratamento de sementes e onde puderam observar no microscópio os diferentes tamanhos das sementes, sendo que algumas plantas herbáceas medem menos de 1mm de comprimento.

Seguidamente visitou-se o espaço do viveiro. Aqui, foi explicado às crianças todo o processo de sementeiras e germinações de plantas e a importância da redução do calor dentro da estufa, com os ventiladores a serem fundamentais na melhoria do estado da planta (estado fito-sanitário). Foi-lhes também explicado a importância da rega para o crescimento e desenvolvimento das plantas. 

Por fim o grupo pôde visitar as estufas de sombra onde as plantas se desenvolvem e se adaptam às condições climatéricas para depois poderem ser plantadas nas áreas de floresta Laurissilva intervencionadas pela SPEA no âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura.

No final da visita as crianças puderam experimentar um pouco do trabalho realizado nos viveiros, em que elas repicaram (transplante de plantas pequenas das caixas de germinação para vasos ou contentores) mais de  120 plantas, no caso Faias, ajudando assim um pouco no trabalho decorrente no viveiro. 




A SPEA agradece a colaboração das crianças e do Expolab nesta atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário