quinta-feira, 29 de julho de 2021

SPEA marca presença nas praias dos Açores este Verão

A SPEA tem visitado as praias e outras áreas balneares dos Açores para desenvolver várias ações de sensibilização sobre o lixo marinho, o seu impacto nas aves marinhas e a importância de reduzir o lixo que produzimos. Estas ações incluem campanhas de limpezas de praia, ações de sensibilização sobre temas específicos como os Microplásticos ou  em eventos relacionados com atividades marítimas.  

Estas fazem parte do projeto Interreg MAC Oceanlit, um projeto a decorrer a nível macaronésico e com intervenção da SPEA tanto nos Açores como na Madeira. 

Fig 1-Lixo numa das praias limpas durante uma campanha de limpeza de praia. @Ana Mendonça

Nas diversas ações desenvolvidas tanto em São Miguel e no Corvo, já se limparam mais de 200 kg de lixo nas praias envolvendo várias dezenas de participantes e diversas entidades. Sendo notório que os participantes compreendem a dificuldade envolvida em recolher o lixo nas praias e compreendem que é muito mais fácil reduzir em vez de limpar. Os resíduos que encontramos nas praias são uma pequena amostra do que se encontra nos Oceanos e têm impactos a vários níveis no ecossistema marinho mas não só, afectando os humanos, dificultando algumas atividades marítimas e até prejudicando a economia. 
Fig.2 e 3 - Ações desenvolvidas no âmbito do Oceanlit em São Miguel @Ana Mendonça

Um dos grupos de animais mais afectados por este problema são as aves marinhas. Estas aves passam uma grande parte do seu tempo no mar e vêm a terra nidificar, sendo afectadas tanto no mar como na terra pelo lixo marinho. Os Açores têm especial importância para este grupo de aves sendo que são 10 as espécies de aves marinhas que escolhem este arquipélago para nidificar. É o caso por exemplo do cagarro (Calonectris borealis) ou do painho-de-monteiro (Hydrobates monteroi) que é a única ave marinha endémica dos Açores , e foi electa ave do ano 2021 devido às grandes ameaças que enfrenta.

Fig. 4 - Cagarro @Ana Mendonça

A SPEA vai continuar a desenvolver ações de sensibilização nas praias dos Açores, sendo a próxima, 30 de julho, já amanhã na praia do Fogo (Ribeira Quente- Povoação). Fica desde já o convite para participar e disfrutar desta belíssima praia de uma forma sustentável. 

Fig. 5- Praia do Fogo, na Ribeira Quente. @Ana Mendonça


Sem comentários:

Enviar um comentário