quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Morcegos no Corvo, onde encontrá-los?

Regressamos à mais pequena ilha dos Açores no final de julho, entre os dias 23 e 28, com a especialista em morcegos Eva Nóbrega para saber mais sobre os morcegos existentes na ilha do Corvo.

Foto: Yasmin Redolosis

Antes de iniciar o trabalho de campo, realizamos uma palestra sobre o trabalho que iríamos desenvolver e o conhecimento atual sobre os morcegos nos Açores, focando particularmente no Corvo. 


Fotos: Yasmin Redolosis

Queremos agradecer à Associação “Corvo Vivo”, pelo seu apoio na organização e todo o interesse demonstrado, e aos participantes que foram muito participativos e levantaram questões muito pertinentes.

Como resultados do trabalho de campo, conseguiremos mapear a população de morcegos na ilha com recurso a unidades de gravação autónomas (AudioMoth & Songmeter), no âmbito da ação A8 do projeto LIFE Natura@night, cujo principal objetivo passa pela redução da poluição luminosa nas áreas protegidas dos arquipélagos da Macaronésia e trabalhar em parceria com autoridades locais, pescadores e comunidade em geral para reduzir a poluição luminosa, e implementar iluminação mais eficiente, contribuindo para uma melhor gestão de recursos e combatendo as alterações climáticas.

Foto: Yasmin Redolosis

Este trabalho foi concretizado com o apoio e a colaboração da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática dos Açores e do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Região Autónoma da Madeira, possibilitando a colocação de aproximadamente 27 Audiomoths e a instalação de mais 4 estações de Songmeter em toda a ilha, que nos permitiram ouvir e localizar as espécies de morcego existentes nestas áreas.

Este trabalho e irá contribuir para o aumento do conhecimento sobre morcegos nos Açores em especial no Corvo e garantir novas medidas de conservação sejam possíveis caso necessário!  

Esteja atento às nossas notícias para conhecer os resultados!

Vídeo: Yasmin Redolosis

O projeto LIFE Natura@night é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Câmara Municipal do Funchal, a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Câmara Municipal de Machico, a Câmara Municipal de Santana, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a Direção Regional dos Assuntos do Mar, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Instituto de Astrofísica de Canárias, o Instituto Tecnológico de Canárias, a Fluxo de Luz e a SEO/BirdLife. É cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia.


Mais informação em www.naturaatnight.spea.pt.


Sem comentários:

Enviar um comentário