quinta-feira, 25 de julho de 2024

Já começaram nos Açores as ações inovadoras para a mitigação da poluição luminosa

Já se iniciaram os preparativos das ações de monitorização dos efeitos das alterações da iluminação pública que serão realizadas na ilha da Graciosa. Estas ações realizam-se no âmbito do projeto LIFE Natura@night e contam com o apoio do Município de Santa Cruz da Graciosa, IFCN e EDA e propõem a mudança da iluminação pública tendo em conta as boas práticas para a redução da poluição luminosa nos ecossistemas e espécies.  Ao longo das últimas semanas, os técnicos da SPEA criaram e testaram estruturas de suporte dos equipamentos que serão utilizados nesta ação inovadora que será implementada pela primeira vez no arquipélago.

Fotos: Yasmin Redolosis

O local escolhido para os preparativos desta ação foi o viveiro de produção de plantas da SPEA, localizado em Santo António de Nordestinho cujo principal propósito é a produção de plantas nativas e endémicas dos Açores. Para além disso, este viveiro dá apoio às diferentes ações dos múltiplos projetos que a SPEA desenvolve nos Açores. 

Fotos: Yasmin Redolosis

Aproveitámos a oportunidade para conhecer alguns dos insetos noturnos que habitam no viveiro e encontramos espécies como  Thysanoplusia orichalcea, Agrotis ipsilon e Orthonama obstipata, entre outros.

O processo de construção destas estruturas foi um desafio que a nossa equipa técnica superou e os resultados são as caixas de proteção que construímos e que estão a ser utilizadas em todos os municípios parceiros do projeto LIFE Natura@night em toda a macaronésia.


Um obrigada a toda a equipa da SPEA que esteve envolvida em todo este processo.

Após esta primeira fase de preparação e testes, estas estruturas foram transportadas de barco e avião para serem colocadas nas áreas piloto escolhidas para esta ação na ilha Graciosa, onde serão implementadas a partir do final do mês de julho e até meados de agosto, onde será levada a cabo uma mudança da iluminação pública e onde será aprovado o primeiro plano diretor de iluminação pública dos Açores.

…fique atento ao desenrolar desta ação!!

Mais informação no site 






Sem comentários:

Enviar um comentário