quinta-feira, 16 de novembro de 2023

SOS CAGARRO 2023: diretamente do Corvo e São Miguel (Terras do Priolo e Anel da Princesa)

Como habitual há mais de uma década continuamos a unir esforços com as entidades competentes, e contribuímos mais uma vez para Salvar Cagarros e Fazer Amigos, no Corvo e em São Miguel, nomeadamente em, Vila Franca do Campo, Terras do Priolo (Nordeste, Povoação e Faial da Terra). Desde o dia 15 de outubro, que realizamos brigadas diárias com a ajuda de incansáveis parceiros e voluntários essenciais para salvar os juvenis de Cagarro Calonectris borealis desorientados pelas nossas luzes, no âmbito do projeto EELABs e LIFE Natura@night. 

Cagarro juvenil salvo no Corvo. Foto: Tânia Pipa

Numa altura em que Povoação e Vila Franca do Campo ainda tem alguns juvenis de Cagarro desorientados pela iluminação pública, enquanto estes "atrasados" ainda precisam da nossa ajuda, no Corvo, Nordeste e Faial da Terra desde o início de novembro que os jovens cagarros destes locais já se aventuram no mar e iniciaram agora uma das fases mais primordiais da enorme jornada que os espera, é que além de terem que aprender a voar, mergulhar e pescar, estes amigos ainda tem que encontrar o caminho para Brasil e África do Sul, alguns ainda vão dar uma volta aqui pelo Atlântico Norte, até perceberem que a Corrente das Canárias e do Brasil lhes indicam o caminho a seguir. Se tudo lhes correr bem em 5-6 anos voltaram às ilhas de Bruma para encontrar "namorado/a" e assim contribuir para a nova geração de cagarros, esperemos que menos desorientados.

Cagarros juvenis resgatados na Campanha SOS Cagarro. Foto: Tânia Pipa

Numa Campanha em que a lua cheia e boas condições climatéricas no pico de saída destes juvenis podem ter contribuído para o menor número de desorientados, as nossas áreas de ação seguiram o padrão geral dos Açores (2023 até ao momento, DRPM) e restantes arquipélagos da Macaronésia. Até ao momento estes são os números que representam o esforço da nossa equipa, parceiros (Parques Naturais, PSP, Bombeiros, entre muitas outras entidades) e voluntários:

Corvo: 154 salvos e 0 mortos e feridos

Vila Franca do Campo: 329 salvos, 17 feridos e 14 mortos

Nordeste: 10 salvos

Faial da Terra: 17 salvos

Povoação: 21 salvos e 3 mortos

No total entre ambas as ilhas foram resgastados até ao momento 565 cagarros, infelizmente destes 17 foram resgatados sem vida. Para mais informações visitem a página da Campanha SOS Cagarro.

Um Muito Obrigada e até para o ano. 



Sem comentários:

Enviar um comentário