quinta-feira, 19 de outubro de 2023

VIII Reunião Executiva do projeto LIFE Natura@night decorreu na Graciosa

Entre os dias 9 a 12 de outubro de 2023, teve lugar a segunda reunião presencial do projeto LIFE Natura@night, sendo a oitava reunião executiva que congrega a todos os parceiros do projeto. Para esta ocasião foi escolhida a ilha da Graciosa, conhecida por “a ilha Branca” do arquipélago dos Açores.

 

Assistentes da VIII Reunião Executiva reunidos. 

Foto Ana Mendonça

Esta reunião executiva começou no dia 10 de outubro, onde no primeiro dia os parceiros do projeto se reuniram e falaram sobre o progresso das ações técnicas e de comunicação, entre outros assuntos como os aspetos financeiros e administrativos que são de interesse para o projeto.

Apresentação do trabalho realizado. 

Foto Yasmin Redolosis

Para aqueles parceiros que não conseguiram assistir presencialmente, foi realizada esta reunião de forma híbrida, através do Zoom, em conjunto com os participantes em modo presencial no Centro cultural da Ilha Graciosa. 

Nessa mesma tarde, depois de um dia que se mostrou proveitoso, teve lugar a Apresentação Pública do Plano de Iluminação Pública do Município Santa Cruz da Graciosa (PDIP) no Edifício da Vigia além da visita ao projeto piloto (ambos no Carapacho), onde serão feitas alterações na iluminação pública, com o objetivo de aumentar a eficiência energética e minimizar os impactos negativos na biodiversidade.

  

Apresentação pública do PDIP

 Foto Yasmin Redolosis

Visita à área do projeto piloto

Foto Ana Mendonça

No dia seguinte, dia 11 de outubro, tiveram lugar dois workshops muito interessantes que facilitaram o teambuilding entre os distintos parceiros. Estes foram sobre legislação/boas práticas de iluminação na Macaronésia e sobre a avaliação socioeconómica do projeto.

Workshop sobre legislação/boas práticas de iluminação na Macaronésia

Foto Yasmin Redolosis

Nessa mesma noite teve lugar o passeio noturno na Vila de Santa Cruz onde os participantes tiveram um percurso guiado por parte de especialistas na área de história, geografia e biologia.

Estas reuniões e visitas pela ilha servem para que se estreitem laços entre os parceiros e se renovem as energia para o trabalho a realizar na segunda metade do projeto. 

Foto: Yasmin Redolosis

A SPEA Açores agradece a presença de todos os parceiros, especialmente a Câmara Municipal de Santa Cruz de Graciosa, sem os quais não teria sido possível organizar esta reunião executiva com sucesso.

Foto Luzia Cordeiro


Saiba mais no website do PROJETO 

Sem comentários:

Enviar um comentário