quinta-feira, 13 de julho de 2023

Inauguração da Reserva Biológica do Corvo: laboratório vivo em colaboração com o Artivista Bordalo II


No passado dia 12 inaugurou-se a Reserva Biológica do Corvo: laboratório vivo, uma área de 4.3ha que integra a Reserva Biológica do Corvo uma área livre de predadores para as aves marinhas agora requalificada (com a inclusão de ninhos artificiais, dispositivos de afastamento de gatos, dispositivos de controlo de roedores), a qual na última década foi alvo de recuperação de habitat, com várias espécies de plantas nativas urze Erica azorica, vidália Azorina vidallii, cubres Solidago azorica, bracel Festuca petraea e cedro-do-mato Juniperus brevifolia (9000 plantas) e ainda uma área costeira que foi a primeira lixeira do Corvo, um estaleiro e agora é um espaço em recuperação com habitat costeiro, percurso interpretativo, com infraestruturas de lazer para usufruto da população e visitantes. 

Reserva Biológica do Corvo: laboratório vivo
Foto: Domingos Leitão

Banco integrado no percurso interpretativo para apreciação da paisagem
        Foto: Tânia Pipa

Dispositivo de ultrassons para afastamento de gatos
                                                                                       Foto: Tânia Pipa

E valorizada ainda pela obra "O Mero" da autoria do artivista Bordalo II, a maior referência nacional e uma das mais proeminentes a nível mundial, na integração da arte e natureza com o intuito de despertar consciências para a proteção ambiental. Esta obra junta-se ao "Cagarro" e à "Vaca" e tornam o Corvo num dos locais chave nos Açores para apreciar as obras do artivista. Este é um projeto da Câmara Municipal do Corvo com o apoio técnico da SPEA e co-financiado pelo Mar2020 com o intuito de potenciar uma área costeira para a conservação das aves marinhas e usufruto da população da ilha do Corvo.



Imagens da obra "O Mero" da autoria do artivista Bordalo II
Fotos: Vânia Chagas/CMC

Infelizmente devido às condições climatéricas a visita guiada será realizada em data posterior para dar a conhecer o presente, passado e futuro para a Reserva Biológica do Corvo: laboratório vivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário