quinta-feira, 15 de junho de 2023

SPEA celebrou o Fim-de-semana da Biodiversidade no Centro Ambiental do Priolo

Nos dias 27 e 28 de maio, apesar das condições meteorológicas adversas, juntaram-se perto de 50 participantes no Centro Ambiental do Priolo (CAP) para celebrar o Fim de Semana da Biodiversidade, que contou com um programa bastante completo. Este evento teve também o propósito de comemorar os 15 anos do Centro Ambiental do Priolo.

Este evento teve lugar na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, no Nordeste e contou com o apoio do Governo dos Açores, Serviços Florestais do Nordeste, Câmara Municipal do Nordeste, Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste e Expolab, tendo decorrido no âmbito dos projetos LIFE Natura@night e Eco-Guardiões dos Açores. 

 

Foto Yasmin Redolosis

O principal objetivo deste evento foi aproximar a população à natureza e dar a conhecer a biodiversidade dos Açores, as quais vão de encontro à missão do CAP: “Educar pela conservação e Ciência”.

A SPEA organizou diversas atividades gratuitas lúdico educativas, pensadas para todas as idades. Para os mais novos tivemos pinturas faciais, peddy-papers, atividades de leitura, trabalhos manuais, tais como criar o seu próprio priolo, e desenhos de natureza, entre outros.

Foto Yasmin Redolosis

Para além destas sessões, os mais aventureiros, tiveram a oportunidade de experimentar desportos de aventura como o Slide e BTT, organizadas pelo Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste.

É necessário destacar que em simultâneo com as outras sessões já descritas, a principal atividade deste Fim de semana da Biodiversidade foi o desenvolvimento do 2º BioBlitz nos Açores, o qual tem como principal objetivo aumentar o conhecimento e descobrir a biodiversidade dos Açores, neste caso concreto, descobrir a biodiversidade existente na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, no concelho de Nordeste.


Foto Lavanda Williams 

 

Foto Yasmin Redolosis

A equipa da SPEA, em conjunto com os especialistas convidados. tais como Renato Calado, lideraram a inventariação da biodiversidade da área.


Foto Rita Perlaki

     Foto Yasmin Redolosis                                         

Este evento pedagógico e científico, cujo objetivo é encontrar e identificar o maior número de espécies, de fauna e flora num curto período de tempo e numa área delimitada, foi uma oportunidade fantástica para conhecer melhor a biodiversidade dos Açores!

Foram identificadas plantas, aves, morcegos, insetos, macro invertebrados aquáticos e borboletas noturnas, o que permitiu aos participantes partilharem experiências e descobrirem a biodiversidade da área. 

Foto Yasmin Redolosis

As espécies observadas foram adicionadas pela equipa da SPEA Açores, à plataforma iNaturalist/BioDiversity4all, através do projeto especificamente criado para este evento “Bioblitz Nordeste@Night”. Aproveitamos também esta oportunidade para explicar aos participantes o seu funcionamento, para que no futuro possam contribuir com o estudo da diversidade flora e fauna dos Açores, independentemente de onde estejam.

Acompanhe o projeto Açores@night na plataforma iNaturalist e registe as suas observações na app!

SAIBA MAIS

Neste BioBlitz foram registadas mais de 30 espécies. 

Consulte a lista de espécies observadas aqui: Bioblitz Nordeste@night · iNaturalist

No domingo, foi possível descobrir o conceito de Upcycling, que através de um workshop, permitiu aos participantes criarem a sua própria bijuteria a partir de materiais reutilizados, convidando assim a adotar no seu dia a dia, comportamentos mais ecológicos.

 

Foto Yasmin Redolosis

No Fim de semana da Biodiversidade, foi ainda sorteado uma Tour Priolo para 3 participantes que terão a oportunidade de participar numa visita guiada, com acompanhamento de um técnico da SPEA, para descobrir o priolo no seu habitat natural.

A SPEA agradece a todos os participantes e entidades que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário