quinta-feira, 4 de maio de 2023

SPEA já plantou cerca de 35 mil plantas

A SPEA, no âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura está a proceder ao restauro ecológico da área da Mata dos Bispos, na Povoação. Durante a última época de plantação, outubro a abril, foram colocadas no terreno cerca de 35 mil plantas nativas e endémicas dos Açores.

O restauro ecológico de uma área natural é um dos passos mais difíceis no âmbito da conservação. Isto porque é feito do "zero", normalmente, em áreas que estão ocupadas por grandes densidades de espécies exóticas invasoras (como por exemplo o incenso, conteira e acácia)  e que acabam por se transformar numa grande ameaça às plantas endémicas/nativas. 



O passo seguinte, depois de controladas as espécies exóticas invasoras, é a construção de estruturas de contenção de solo (de modo a evitar erosão/ deslizamentos de terras) com materiais existentes no local, quer sejam madeiras ou pedras.

A plantação de espécies endémicas e nativas dos Açores é o passo seguinte, envolvendo plantas arbóreas e arbustivas, no caso da Mata dos Bispos, louros, ginja-do-mato, faia-da-terra, azevinho, folhado, entre outras. Mas também espécies herbáceas, como por exemplo, queiró, sargasso, patalugo e malfurada.

No total, foram plantadas cerca de 35.000 plantas em cerca de 4 ha recuperados, de 20 espécies nativas da Laurissilva dos Açores. Desde 2020, o total de área recuperada é de cerca de 30ha, com mais de 100 000 plantas. 

Este trabalho só é possível ser realizado recorrendo a muita mão de obra, obtida através da nossa equipa operacional que esteve diariamente a efetuar as plantações. Este ano houve também o apoio da nossa equipa de estagiários que foram incansáveis neste trabalho de recuperação, dando apoio à nossa equipa operacional.

Mas o trabalho não acaba com a plantação, é necessário efetuar manutenções (limpezas com o apoio de moto roçadoras), porque as espécies exóticas invasoras tem um crescimento muito maior que as espécies nativas que foram plantadas e podem eliminar as jovens plantas nativas e endémicas.

A SPEA agradece o empenho de mais de 30 pessoas que colaboraram nesta ação de plantação, desde operacionais, estagiários e técnicos, pois sem eles não seria possível este restauro ecológico.

Fotos e vídeo de Héctor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário