quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Alunos de Arganil realizam voluntariado com a SPEA

De 27 de outubro a 2 de novembro um grupo de 5 alunos e uma professora do curso de Técnicos de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Arganil, visitaram os Açores para colaborar em várias atividades de conservação da natureza organizadas pela SPEA.

Os alunos chegaram no dia 27 à noite e ficaram confortavelmente instalados na casa dos escuteiros da Lomba da Fazenda e ainda contaram com o apoio da EBS de Nordeste nas refeições

Os alunos tiveram oportunidade de visitar os Viveiros de Plantas Nativas dos Açores, em Sto. António Nordestinho, e colaborar na produção das plantas que depois irão servir para recuperar a floresta Laurissilva dos Açores




Visitaram o Centro Ambiental do Priolo onde ficaram a conhecer esta ave única dos Açores e o seu habitat.



Os alunos colaboraram também, todas as noites, com a campanha SOS Cagarro no resgate de juvenis de cagarro desorientados em Vila Franca do Campo e na sua libertação de manhã. Houve ainda tempo para passearem pela ilha de São Miguel.




Para os alunos, foi uma experiência única que os deixou com vontade de repetir. 

"Em primeiro lugar agradecer e destacar a equipa excelente que nos recebeu e nos proporcionou uma experiência incrível nas mais diversas atividades, nomeadamente, SOS Cagarro, Viveiro, a visita ao Centro Ambiental do Priolo e Floresta Laurissilva.

Com o SOS Cagarro, ficámos a conhecer os cagarros, nenhum de nós conhecia: a sua rota, alimentação, fragilidades. Tivemos a experiência de os resgatar e de acompanhar todo o processo até à libertação, o que, fortemente, nos sensibilizou para a importância da proteção da nossa biodiversidade.

Nas visitas e atividades ao Viveiro, aprendemos muito sobre as plantas dos Açores, endémicas ou nativas. Tivemos a oportunidade de estar em contacto direto com essas plantas, mexer nelas: nos vasos de cada, tirar as plantas que não permitiam que elas se desenvolvessem. Estivemos a mondar as plantas, para usar um termo mais técnico. Depois transportámos as plantas de uma estufa para a outra, para as mais desenvolvidas levarem com condições extremas, como a chuva, o vento e, assim, ficarem mais habituadas às suas condições reais.
(este último texto a laranja, como fala mais nas funções, verifica se vos faz sentido ou não colocar)

Em relação à visita ao Centro Ambiental do Priolo foi também muito enriquecedora, aprendemos não só sobre o priolo, mas também sobre outras aves, plantas, a história dos Açores, algumas curiosidades que não fazíamos ideia - foi mesmo muito enriquecedor para todos. Porque tudo isso é também a nossa história, a história de Portugal. E o conhecimento mais aprofundado da floresta, especificamente, a Floresta Laurissilva - tema igualmente importante para a nossa formação profissional.

Uma vez mais, muito obrigada pela oportunidade!"


Da parte da SPEA também foi um prazer contar com a sua ajuda nas várias tarefas e esperamos voltar a repetir este tipo de colaborações.

Sem comentários:

Enviar um comentário