quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Centro Ambiental do Priolo reabre como centro associado de ciência

O Centro Ambiental do Priolo (CAP), gerido pela SPEA, é em 2022 Centro Associado à Rede de Centros de Ciência dos Açores (RECCA 2030), o que associado aos projetos de conservação que esta entidade desenvolve nos Açores, permite oferecer um Programa Escolar alargado às várias temáticas de conservação da biodiversidade do arquipélago, na sua componente terrestre e marinha.

A RECCA 2030 é uma rede de centros de ciência que promove a literacia cientifica em diferentes temáticas em várias ilhas dos Açores e coordenada pela Direção Regional de Ciência e Transição Digital. Este ano, o Centro Ambiental do Priolo se associa a estes centros propondo um programa de divulgação cientifica na área da biologia da conservação e da ornitologia. Esta associação permite recuperar e alargar iniciativas ligadas à divulgação das Aves dos Açores, dos habitats naturais e da importância da sua conservação para as comunidades humanas.


À semelhança de anos anteriores, a SPEA reafirma a sua aposta na educação ambiental da comunidade escolar dos Açores enquanto ferramenta para promover uma geração cada vez mais atenta e ativa na conservação da biodiversidade dos Açores. Com este objetivo, o programa escolar SPEA 2021/2022 está ainda mais completo, podendo os docentes escolher atividades sobre Aves Marinhas e os Oceanos, Aves residentes dos Açores, o Priolo e a Floresta Laurissilva e ameaças que enfrentam. 

Foto: SPEA

As visitas escolares ao Centro Ambiental do Priolo e aos Viveiros de produção de plantas nativas serão também possíveis a partir do mês de março, podendo realizar o pedido de atividade através do site www.centropriolo.com. As atividades são disponibilizadas para vários níveis de ensino e algumas poderão ser realizadas também por videoconferência permitindo às escolas mais flexibilidade e permitindo atingir escolas fora da ilha de São Miguel, onde o Centro Ambiental do Priolo se encontra. 

Mas também pretende oferecer um programa de atividades para todos os públicos de observação de aves, flora nativa e voluntariado ambiental e continuar a promover censos e ações de cidadania cientifica como o Censo de Milhafres, Arenaria, Censo de Aves Comuns, etc.

Esta associação permitirá ainda continuar a receber visitantes locais e estrangeiros no Centro Ambiental do Priolo, localizado na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro em Nordeste. 

O centro estará aberto ao público a partir de 15 de março e até 15 de novembro, de terça a sábado das 10h às 17h.


Fotos Centro Ambiental do Priolo: SIARAM

Sem comentários:

Enviar um comentário