As áreas de intervenção em questão são a Mata dos Bispos, o Planalto dos Graminhais e a Serra da Tronqueira (Trilhos Novos). As ações previstas incluem a reconversão da vegetação exótica invasora em Floresta Laurissilva dos Açores, requalificação de trilhos pedestres e restauro de linhas de água. A partir das intervenções espera-se recuperar serviços ecossistémicos, diminuir impactos da visitação em áreas naturais e conservar a biodiversidade nativa e endémica dos Açores.
No caso da Mata dos Bispos, onde a intervenção incindirá na secção superior da bacia hidrográfica da ribeira da Lomba Grande, um dos principais cursos de água da Caldeira da Povoação, foi necessário realizar o reconhecimento das linhas de água, com vista à identificação do curso principal e linhas secundárias, características dos seus leitos e margens, o seu estado de degradação atual e inventariação da vegetação existente.
Devido à dificuldade de acesso neste local foi necessária a utilização de equipamento de escalada, estando a equipa da SPEA habilitada para a realização de trabalhos em altura. A informação recolhida é vital para um bom planeamento das intervenções a realizar, bem como, da identificação das necessidades logísticas, com vista a assegurar que os objetivos inicialmente traçados sejam alcançados.
Os trabalhos de campo preparatórios para as ações do projeto LIFE IP Azores Natura estão temporariamente suspensos devido à presente crise sanitária que atravessamos atualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário