quinta-feira, 21 de março de 2019

O Priolo encontra-se com o Pinzul nas Canárias

Nos dias 13 a 15 de Março realizou-se em Gran Canaria a Conferência Internacional do LIFE+Pinzón Azul. O Priolo e os 15 anos de trabalhos para a gestão integrada desta espécie foi selecionado como um exemplo interessante para ser apresentado nesta conferência que tinha como mote identificar futuras ações para a conservação desta ave endémica de Gran Canaria.

O Pinzón azul de Gran Canaria (Fringilla polatzeki), ou Pinzul como é conhecido lá, é uma ave única e ainda mais rara do que o Priolo, existindo cerca de 400 indivíduos dependentes do pinhal canário nas zonas mais altas da ilha.



A apresentação sobre os 15 anos de conservação do Priolo serviu para encerrar a conferência e foi acolhida com interesse pelos participantes, especialmente no que está relacionado com a componente socioeconómica e de envolvimento da população local que tem sido desenvolvida. A Marca Priolo e a aplicação da Carta Europeia de Turismo Sustentável foram considerados como um exemplo interessante para ser adaptado ao caso do Pinzul.

No dia 16 de março, Azucena de la Cruz participou na comissão científica do projeto LIFE+ Pinzón Azul que analisou os dados existentes sobre a população desta ave e fez propostas de ações para o pós-LIFE de modo a assegurar a manutenção dos esforços realizados para criar uma nova população de Pinzul em Las Cumbres de Gran Canaria.

Saiba mais sobre o Pinzón Azul e a conferência AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário