quinta-feira, 17 de outubro de 2024

SPEA participa na formação em Primeiros Socorros para Aves Marinhas

Nos passados dias 14 e 15 de outubro decorreu, em Ponta Delgada, uma ação de formação de primeiros socorros e reabilitação de aves marinhas organizada pela Direção Regional de Políticas Marinhas, no âmbito do projeto Life IP Azores Natura, com o apoio da Universidade dos Açores e da Associação Aldeia.


Fotos: SPEA

Esta ação de formação contou com 2 técnicos do Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Ria Formosa (RIAS), o médico veterinário Paulo Martins e a Bióloga Soraia Guerra, que apresentaram o trabalho do RIAS e abordaram temas como captura, contenção, transporte, exame físico, diagnóstico, estabilização e primeiros socorros em aves marinhas. Decorreu também uma componente prática para a técnica de contenção e maneio, realização de ligaduras e administração de medicação, tendo os participantes a oportunidade de treinar estes procedimentos em cadáveres. 


A formação contou também com a participação da bióloga Miriam Cuesta Garcia, da Direção Regional de Políticas Marinhas, que se focou na revisão sobre a ecologia do cagarro e de outras aves marinhas dos Açores, e ainda da médica veterinária Catarina Sousa, técnica da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que apresentou uma proposta de atuação de triagem para aves marinhas acidentadas para a Região Autónoma dos Açores.

As próximas ações de formação irão decorrer nas Flores (17 e 18 de outubro) e no Faial (21 e 22 de outubro) e estão especialmente direcionadas a vigilantes da natureza, médicos veterinários, biólogos, técnicos de conservação ambiental e também a alunos universitários.

O objetivo desta ação de formação, a decorrer nos 3 grupos do arquipélago dos Açores, assenta, para além na formação dos técnicos, na criação de uma atuação em rede no arquipélago perante aves marinhas acidentadas, ou qualquer outro grupo de aves ou animal protegido na Região. Para isso, decorrerão também nos dias 24 a 27 de outubro, debates online dos casos presenciados pelos técnicos na campanha SOS Cagarro em todas as ilhas do arquipélago, moderados pelos membros da equipa do RIAS, para a discussão de diversos problemas e situações que decorram durante a campanha, e para a partilha experiências e conhecimentos de modo a melhorar a resposta às aves selvagens feridas na Região.

Fotos: RIAS

Sem comentários:

Enviar um comentário