quinta-feira, 13 de junho de 2024

Projeto “Não-me-esqueças”: uma homenagem às plantas esquecidas

A SPEA associou-se à artista Margarida Andrade (https://margaridaandrade.pt/) e à associação Amigos dos Açores no  projeto “Não-me-esqueças” com a participação num passeio de reflexão sobre a ligação dos seres humanos com as restantes espécies e, em geral, com a natureza.

Nesta primeira de 6 caminhadas, realizada na Mata-Jardim José do Canto, visitamos a maravilhosa Ermida da Nossa Senhora das Vitórias, realizamos um passeio pelo jardim até à cascata do Salto do Rosal, refletindo sobre a relação entre o ser humano e a natureza e terminamos na zona do jardim de endémicas realizando uma homenagem às espécies esquecidas, que podem ser, por exemplo as plantas autóctones dos Açores, muitas vezes menos conhecidas que algumas plantas invasoras.

Agradecemos a Margarida Andrade este convite para colaborar numa iniciativa diferente, mas muito importante, para transmitir a mensagem sobre a importância de lembrarmos que somos parte da natureza e que dependemos intimamente da sua saúde para garantir a nossa.

A próxima caminhada será no dia 15 de setembro no Nordeste. Fiquem atentos!

Este projeto da Margarida Andrade é apoiado pela República Portuguesa - Cultura/ Direção Geral das Artes e Programa PARES da Associação Anda&Fala.

 
Ermida da Nossa Senhora das Vitórias
Foto: Azucena de la Cruz

Caminhada até ao Salto do Rosal
Foto: Inês Subtil 

 
Explicação sobre as plantas autóctones dos Açores, grandes desconhecidas ainda para muitos açorianos
 Foto: Inês Subtil 

Peça em cerâmica deixada no local em homenagem às plantas esquecidas 
Foto: Inês Subtil

Homenagem às plantas esquecidas
Foto: Azucena de la Cruz



Sem comentários:

Enviar um comentário