A SPEA organizou, no passado dia 25 de maio, uma visita guiada a uma área de floresta Laurissilva com mais de 10 anos de intervenção, na qual é possível observar diferentes técnicas e resultados do restauro ecológico, como é o caso das técnicas de engenharia natural.
Nesta visita, que juntou mais de 30 participantes, até o bom tempo esteve de feição! Com o sol a brilhar, o grupo caminhou pela Mata dos Bispos, uma área localizada na Serra da Tronqueira, nas encostas da Povoação em plena floresta Laurissilva restaurada.
Para além de alguns percursos dentro da área, a visita incluiu paragens para observação de um muro-vivo com explicação geral das ações implementadas na área e apresentação das técnicas de engenharia natural utilizada e estruturas construídas. Foram ainda focadas as intervenções em áreas de derrocada e visitadas algumas plantações recentes. O grupo percebeu ainda como se conserva a Laurissilva dos Açores, os principais desafios e observou alguns equipamentos utilizados no campo. Guiados por Rui Botelho, Filipe Figueiredo e Tarso Costa e com o apoio de outros técnicos da SPEA, o entusiasmo em ver o verde desta que é uma floresta relíquia fundamental para a preservação do priolo estava espelhado na cara de todos.
"Esta foi a melhor forma que encontramos para celebrar o Dia Europeu da Rede Natura 2000 e Dia Internacional da Biodiversidade mas salientar todo o trabalho realizado nesta área." citando Rui Botelho, Coordenador da SPEA Açores.
A SPEA agradece a participação de todos e o apoio da Agência Melo e Amigos dos Açores que contribuíram para o sucesso de mais uma atividade inserida no programa de atividades do Centro Ambiental do Priolo.
Muitos parabéns pela iniciativa mas, acima de tudo, pelo trabalho desenvolvido!
ResponderEliminar