O projeto LIFE Natura@night, está a desenvolver um projeto de ciência cidadã que procura descobrir e mapear a biodiversidade dos seres mais suscetíveis à poluição luminosa, nos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias.
A SPEA Açores volta a lançar o apelo a todos os cidadãos para continuarem a registar as suas observações na aplicação iNaturalist/Biodiversity4all.
Não precisa de saber identificar as espécies já que outros utilizadores mais experientes irão ajudar na identificação das espécies. Basta tirar uma ou várias fotografias do animal observado e, automaticamente se estiver localizado nas ilhas, os seus dados serão inseridos e associados ao projeto Natura@night. Para além de associada ao arquipélago ao qual pertence, essa observação irá contribuir para um subprojecto, no nosso caso, o Açores@night.
Desde o início desta campanha, temos assistido a um aumento da utilização desta aplicação e dos seus contribuidores, pelo que queremos agradecer a todos os que estão a participar! Muito obrigado por ajudar a mapear a biodiversidade noturna e vamos continuar a tirar fotografias daquilo que nos rodeia à noite!
No que diz respeito a resultados, até à data, a nível geral do projeto nos três arquipélagos há um total de; 6.012 observações, 349 espécies, 399 identificadores e 882 observadores.
Das nossas observações a grande maioria (com um 97,47%) são pertencentes ao grupo animal dos insetos, com um total de 82 espécies diferentes.
O projeto LIFE Natura@night tem como objetivo reduzir a poluição luminosa nas áreas protegidas dos arquipélagos da Macaronésia. Este projeto é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Câmara Municipal do Funchal, a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Câmara Municipal de Machico, a Câmara Municipal de Santana, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a Direção Regional dos Assuntos do Mar, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Instituto de Astrofísica de Canárias, o Instituto Tecnológico de Canárias, a Fluxo de Luz e a SEO/BirdLife. É cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia.
Mais informação AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário