terça-feira, 19 de março de 2024

Faial ganha a BirdRace Azores 2023

 A BirdRace Azores é uma iniciativa organizada pela SPEA nos Açores com o apoio do Website Aves dos Açores que já vai na sua 10º edição que tem como objetivos fomentar a prática da atividade da Observação de Aves nos Açores, aproximar a comunidade da natureza e em 2023 surgiu com uma mensagem nova para as equipas participantes, advocando pela redução do Lixo Marinho para a proteção das Aves Marinhas dos Açores e pela campanha #MudarPorUmOceanoMaisAzul.

Trata-se de uma competição por equipas (até 3 elementos) a quem se pede o registo do máximo de espécies de aves observadas na região durante o primeiro fim-de-semana de outubro, promovendo assim a observação de aves no arquipélago. 

Ao longo dos anos já participaram 94 equipas, mais de 200 participantes que em conjunto observaram mais de 600 espécies de aves no somatório das espécies observadas desde 2014 até 2023. Neste último, participaram 5 equipas embora só se tenham resgatado resultados de 4 equipas que incluíam equipas de várias ilhas do arquipélago dos Açores, desde o Pico, Graciosa, Faial e até Santa Maria.

Resultados apurados para a BirdRace Azores 2023

A equipa do Faial, Pilritos do Faial, foi a equipa vencedora em 2023 tendo observado 27 espécies de aves no fim-de-semana de 30 de setembro a 01 de outubro. Somando um total de 83 registos de 31 espécies de aves no total durante o evento.

Equipa Vencedora : Pilritos do Faial

A SPEA dá os parabéns a todas as equipas participantes, em especial a equipa ganhadora que leva para o Faial este prémio pela primeira. 

Obrigado a todos por participarem e fica o convite para participarem em futuras iniciativas!



Sem comentários:

Enviar um comentário