quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Começamos 2023 com novas germinações no viveiro

Com o início do novo ano, começaram as primeiras germinações no viveiro de produção de plantas nativas dos Açores, tendo as sementeiras sido efetuadas entre Outubro e Novembro de 2022.

As plantas herbáceas foram as primeiras a germinar, em alguns casos menos de uma semana depois de efetuadas as primeiras sementeiras. O Bracel (Festuca francoi) e a Vidália (Azorina vidalii) foram das primeiras a germinar, tendo já sido repicadas mais de 1000 plantas de Bracel e mais de 300 Vidálias para vasos.


Mas com o início do novo ano, as primeiras plantas arbóreas/arbustivas começaram também a germinar. O Folhado (Frangula azorica) foi claramente a planta mais rápida a germinar. No caso de outras espécies, a Urze (Erica azorica),  a Faia-da-terra (Morella faia) e a Uva-da-serra (vaccinium cylindraceum) também já começam a germinar. 

Esperando que este ano traga bastantes germinações para que depois se consiga aumentar a produção de plantas em viveiro, essenciais no restauro da floresta laurissilva dos Açores. 


Sem comentários:

Enviar um comentário