quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Projeto Arenaria 2022-2023

 Já podemos observar nas nossas praias, portos e outras áreas costeiras as primeiras limícolas e outras aves estivais que vêm aos Açores para passar o inverno. 

Estas aves são indicadores ambientais e, através da sua monitorização, podemos identificar a qualidade do habitat e acompanhar as flutuações das suas populações. O Projeto Arenaria pretende acompanhar estas aves através da obtenção de uma estimativa da distribuição e abundância, de modo a identificar riscos que afeitem as suas populações, mas também para estudar os patrões ou os umbrais de impactos ambientais que possam afeitar à biodiversidade toda (incluindo nos próprios). 

Foto: Alba Villarroya

Vimos pedir a vossa colaboração para este projeto. Escolham uma zona costeira perto da sua casa, e contem as aves que aí se encontram. A metodologia é simples: uma única visita em cada um dos locais entre o 1 de dezembro e o 31 de janeiro (dentro de um período de seis horas contado a partir das três horas antes até três horas depois da baixa-mar).

Para mais informações e inscrições no projeto, não hesitem em contatar Alba Villarroya, responsável pelo projeto na Região, através do e-mail: alba.villarroya@spea.pt

Contamos consigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário