quinta-feira, 5 de maio de 2022

SPEA acolhe Capacitação em Engenharia Natural

A nossa área de intervenção do projeto LIFE IP Azores Natura na Mata dos Bispos e os nossos Viveiros de Plantas Nativas foram o cenário, nos últimos dois dias, de uma ação de capacitação desenvolvida, no âmbito do projeto LIFE Beetles,  pelo Engº Pedro Teiga da empresa Engenho e Rio.


Esta ação de capacitação pretende aproximar os técnicos, vigilantes de natureza e operacionais da Secretaria Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas (responsáveis pelos vários projetos LIFE que esta entidade desenvolve), assim como os técnicos da Direção Regional dos Recursos Florestais. O coordenador da SPEA, Rui Botelho, e os técnicos de conservação Filipe Figueiredo e Tarso Costa acompanharam as sessões e partilharam também alguma da experiência que a SPEA adquiriu a partir das parcerias realizadas anteriormente com a Engenho e Rio.

A ação de capacitação iniciou-se com uma visita aos nossos viveiros de Plantas Nativas em Santo António Nordestinho, onde foi possível analisar a importância da produção de plantas nativas e da sua qualidade para a correta implementação das técnicas de engenharia natural. Falou-se igualmente da importância, que as adaptações destas técnicas às características próprias da vegetação nativa, têm na hora de se assegurar o binómio da estabilização de solos e conservação da biodiversidade autóctone.


Posteriormente, o grupo deslocou-se à área de intervenção da Mata dos Bispos onde puderam observar as várias técnicas testadas desde 2012 e pôr mãos à obra na construção de algumas estruturas novas.







Sem comentários:

Enviar um comentário