quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Laboratórios de Poluição Luminosa nas Escolas de São Miguel

No decorrer do mês de Dezembro a SPEA, no âmbito do projeto EELABS,  tem vindo a criar Laboratórios de Poluição Luminosa nas Escolas de São Miguel. Esta iniciativa pretende contribuir para obter mais informação sobre a Poluição Luminosa do nosso céu noturno mas também sensibilizar a comunidade escolar para esta ameaça silenciosa que é desconhecida de grande parte da população.

O desafio de se tornar um Laboratório de Poluição Luminosa foi lançado no mês de Novembro e foram várias as escolas que aceitaram.  Este passa pela colocação de um dispositivo sensor nas escolas que irá medir e partilhar estes dados na plataforma online https://stars4all.eu/ contribuindo para os dados recolhidos nas ações do projeto EELABS.

Fotómetro instalado na EBI da Maia.


Atualmente, já estão instalados três Laboratórios de Poluição Luminosa em escolas da ilha de São Miguel. Tendo-se concretizado a primeira instalação na Escola Básica Integrada dos Ginetes , seguida da Escola Básica Integrada da Maia e recentemente a Escola Básica e Secundária Armando Cortês-Rodrigues em Vila Franca do Campo. Prevêem-se que sejam criados mais laboratórios no próximo ano.

"É com grande satisfação que instalámos estes 3 equipamentos nas escolas e muito embora seja necessária alguma preparação, temos sentido o apoio incondicional dos executivos das escolas e professores com quem temos lidado. Estas escolas são pioneiras e não se retraem com as dificuldades. Em alguns casos foi pedido o apoio de entidades municipais para a concretização da instalação" diz Ana Mendonça, Técnica da SPEA envolvida na criação dos Laboratórios de Poluição Luminosa.

Instalação do Fotómetro na EBI dos Ginetes com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada

Instalação do Fotómetro na EBS Armando Cortes-Rodrigues envolvendo uma turma de especialização vocacional


A SPEA agradece a participação destas escolas e irá continuar a desenvolver ações e atividades de sensibilização para que a poluição luminosa deixe de ser uma ameaça desconhecida, contribuindo assim para a mitigação dos seus efeitos nas aves marinhas dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário