quinta-feira, 15 de julho de 2021

Corvo já tem o único Laboratório de Eficiência Energética nos Açores

Na passada semana uma equipa do Instituto de Astrofísica das Canárias e da SPEA instalou 10 fotómetros na ilha do Corvo no âmbito do Projeto EELabs. A rede de fotómetros número 4 faz parte de um conjunto de Laboratórios de Eficiência Energética na Macaronésia que medirão o brilho do céu e avaliarão as noites naturais da Macaronésia, a informação recolhida é também útil para verificar a poluição luminosa na atmosfera ao longo do tempo, podendo ser correlacionada com as alterações climáticas e com experiências de avaliação do impacto desta ameaça nas aves marinhas até 2023. 

Fotómetro na Reserva Biológica do Corvo. Foto: Samuel Perera

Neste caso, será montado um sistema autónomo no próximo ano para avaliar o impacto da poluição luminosa sobre a população adulta de cagarro Calonectris borealis na ilha do Corvo durante o período de desenvolvimento da cria. Durante a instalação foram ainda tidas reuniões com a Câmara Municipal do Corvo, Parque Natural de ilha e Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira que reforçaram o seu apoio ao projeto.

A informação recolhida será essencial para a criação de uma normativa municipal e regional que permita minimizar o impacto desta ameaça a longo prazo nas aves marinhas e nas noites naturais, permitindo reforçar a natureza pristina da Macaronésia.

Para mais informação:


https://www.rtp.pt/acores/local/instalado-no-corvo-o-unico-laboratorio-de-eficiencia-energetica-dos-acores-video_72302?fbclid=IwAR21B-U3sDDFSAd_w_qmWTNGGfv3e4-Ob_rP5sqi5BtPGJfLtfF74DiZq_8

Sem comentários:

Enviar um comentário