quinta-feira, 20 de maio de 2021

SPEA Açores participa no Censo de Gaivotas

Numa iniciativa conjunta entre a SPEA, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (Região Autónoma da Madeira) e a Direção Regional dos Assuntos do Mar (Região Autónoma dos Açores), este censo irá incidir nas populações a nidificar tanto em meio natural como em meio urbano. Nesta iniciativa de ciência cidadã, os portugueses são desafiados a registar online as gaivotas, ninhos e crias que virem na cidade. 




A SPEA Açores junta-se a esta iniciativa e no âmbito do LIFE IP Azores Natura, realizou o Censo de gaivotas no ilhéu da Vila, Santa Maria no dia 5/05/2021, pela técnica da SPEA Açores Tânia Pipa e pelo Vigilante da Natureza Nélson Moura (Parque Natural de Santa Maria), onde foi apenas contados um único casal.

Censo de gaivotas no ilhéu de Baixo, Graciosa


Ninho de gaivota-patas-amarelas

No dia 13/05/2021 numa colaboração entre SPEA (Tânia Pipa) e Parque Natural da Graciosa (Pedro Raposo, Luís Aguiar) e a voluntária Ana Raposo foi realizado o censo de gaivota no ilhéu de Baixo, Graciosa tendo sido registados 46 ninhos ativos e 12 gaivotas adultas mortas.


Cria de gaivota-de-patas-amarelas

Luís Aguiar com cria de gaivota-de-patas-amarelas

O censo continuará a decorrer até ao fim de maio, para mais informações contactar os responsáveis nos vários arquipélagos.

Sem comentários:

Enviar um comentário