quinta-feira, 19 de novembro de 2020

SPEA Açores lança Programa Escolar dedicado às aves marinhas

Nos Açores, já todos ouviram falar do cagarro, mas o frulho, estapagado, alma-negra e painhos são ainda desconhecidos para os açorianos. Até o painho-de-monteiro, que é outra ave que apenas pode ser encontrada nos Açores, é pouco conhecida. A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) está a lançar à comunidade escolar e outras instituições educativas, um conjunto de propostas para dar a conhecer estas aves e descobrir como as proteger, protegendo ao mesmo tempo a saúde dos nossos oceanos.

A SPEA trabalha na conservação das aves marinhas nos Açores e desenvolve ações de educação ambiental e literacia dos oceanos na ilha do Corvo há mais de 10 anos. Este ano, pela primeira vez, esta proposta alarga-se à ilha de São Miguel (em formato presencial e online) e a outras ilhas dos Açores em formato online.

Para o ano letivo de 2020/2021 a SPEA propõe o Concurso Escolar “ECO-GUARDIÕES” que convida as turmas do 2º e 3º ciclo a investigar a problemática do lixo marinho e desenvolver junto da comunidade escolar ações de sensibilização e voluntariado para a diminuição do problema. As turmas interessadas poderão ainda contar com uma sessão de apresentação da temática e uma sessão de acompanhamento da turma no desenvolvimento das ações do concurso.

O Programa Escolar propõe atividades adaptadas para os diversos níveis de ensino sobre as Aves marinhas dos Açores e algumas das suas principais ameaças, como por exemplo o lixo marinho e a poluição luminosa. Este Programa Escolar para 2020/2021 vem chamar a atenção para algumas problemáticas importantes, que afetam diretamente os açorianos e que são o alvo dos projetos INTERREG EELabs e OCEANLIT, dos quais a SPEA é parceira.

Este Programa Escolar será em breve complementado com uma proposta de atividades já tradicionais do Centro Ambiental do Priolo sobre o Priolo e a Laurissilva dos Açores e sobre as Aves dos Açores disponíveis também para todas as escolas da ilha de São Miguel.

O Programa Escolar pode ser consultado aqui neste Blogue e as atividades podem ser marcadas contactando com o Centro Ambiental do Priolo através do e-mail: centropriolo@spea.pt  ou do número 918536123.

Sem comentários:

Enviar um comentário