quinta-feira, 4 de abril de 2019

Celebrar a chegada da Primavera entre plantas nativas e ervas aromáticas

No Corvo deu-se as boas-vindas à Primavera com a habitual plantação de plantas nativas com a população escolar e ainda numa atividade do Parque Aberto, do Parque Natural da ilha do Corvo na qual coube à SPEA ministrar um mini workshop intitulado: Aromáticas do aroma ao sabor.
E como celebrar a Primavera é sinal de renascer e de um novo começo... 31 dos alunos da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira e do Jardim de Infância “Planeta Azul” encheram novamente a Vila do Corvo de cor através da plantação de 81 urzes Erica azorica e vidálias Azorina vidalii contribuindo desta forma para requalificar os espaços verdes da Vila e claro está para a preservação da biodiversidade e sensibilização da população local. A plantação contou ainda com o apoio da Câmara Municipal do Corvo na limpeza dos canteiros.

Plantação do Dia da Árvore com a EBSMS e o Jardim de infância Planeta Azul
Fotos: Avelina Monteiro e Rui Pimentel

Já a atividade Parque Aberto passou por mostrar à população a simplicidade e vantagens de possuir uma horta de ervas aromáticas, com uma componente teórico-prática, desde as noções básicas do cultivo, multiplicação, conservação e aplicações das aromáticas. Terminando, com o estímulo do paladar pela degustação de um chá de tomilho, gengibre e limão acompanhado de biscoitos, e com a produção de aromáticas (reutilizando pacotes de leite como vasos e promovendo práticas sustentáveis) que os 17 participantes puderam levar para casa e acompanhar o desenvolvimento das mesmas. Certamente as casas corvinas terão agora outros odores que despertaram os paladares de quem as visitar.

Produção de aromáticas
Foto: Parque Natural do Corvo

Que estas ações sejam um pequeno passo para uma Primavera cheia de cor.

Sem comentários:

Enviar um comentário